Rio Piracicaba

Rio Piracicaba
Rio Piracicaba cheio (foto Ivana Negri)

Patrimônio da cidade, a Sapucaia florida (foto Ivana Negri)

Balão atravessando a ponte estaiada (foto Ivana Negri)

Diretoria 2022/2025

Presidente: Vitor Pires Vencovsky Vice-presidente: Carmen Maria da Silva Fernandes Pilotto Diretora de Acervo: Raquel Delvaje 1a secretária: Ivana Maria França de Negri 2a secretária: Valdiza Maria Capranico 1o tesoureiro: Edson Rontani Júnior 2o tesoureiro: Alexandre Sarkis Neder Conselho fiscal: Waldemar Romano Cássio Camilo Almeida de Negri Aracy Duarte Ferrari Responsável pela edição da Revista:Ivana Maria França de Negri

Seguidores

quinta-feira, 30 de março de 2017

DESPERTAR DA ROSA


Elda Nympha Cobra Silveira.

Espreguiçando-se e sorrindo,
O botão foi pétala por pétala
Se abrindo,
Numa explosão de beleza.

Despertada pela luz do sol,
Seu olor espargiu por sobre o jardim.
Borboletas vieram cheirá-la e...
Voluptuosamente embriagadas,
Beijaram e sugaram seu mel.
A rosa pressentiu enfim,
E... docemente apaixonada
Entrelaçou-se no jasmim!

segunda-feira, 20 de março de 2017

Discurso de posse da acadêmica Maria de Lourdes Piedade Sodero Martins


Maria de Lourdes Piedade Sodero Martins
Patrono - Nelson Camponez do Brasil - Cadeira no 26

Boa Noite, a todos os Acadêmicos Presentes e Convidados

Estou me sentindo feliz e honrada nesta noite por integrar a partir de hoje, a Academia Piracicabana de Letras.
Afinal, há muitos anos acompanho este grupo seleto a exercitar a cidadania, a promover atividades voltadas à Literatura, a publicar artigos polêmicos e valorosos, quer relacionados ao cotidiano, à datas históricas, a assuntos políticos e outros, quer apresentando matérias específicas e abrangentes, ou contos, crônicas e poesias.
Deste grupo, muitos já se foram... Outros aqui presentes, com o mesmo objetivo de dedicação ao cumprimento das normas estabelecidas e o dever prazeroso de reuniões regulares e decisões importantes em prol da cultura da nossa querida Piracicaba.
Tenho encontros assíduos com alguns acadêmicos ao participar dos grupos literários da cidade, outros,  os encontro em festividades, comemorações culturais ou em lançamento dos próprios livros ou de outros escritores.
Estar ocupando a Cadeira no. 26,  cujo patrono é o Professor Nelson Oliveira Camponez do Brasil, formado pela Escola Normal de Piracicaba, futura Sud Mennucci, ilustre Diretor de Escola, Pedagogo, Educador, reconhecido e renomado Historiador, a se dedicar a redescobrir nossa cidade, divulgando através de estudos, pesquisas e publicações, fontes históricas da Terra amada, é sem dúvida uma honra.  Dupla alegria para mim, pois tive o prazer de conhecer seu filho, engenheiro agrônomo, Professor Dr. Moacyr Oliveira Camponez do Brasil Sobrinho, amigo do meu saudoso esposo, ambos docentes da ESALQ.
Quero, neste momento especial, deixar registrados alguns fatos importantes para mim, pois trazem algo de mágico enraizado no coração e marcaram-me pessoal e profissionalmente.
Um deles, ter sido apresentada ao Centro Literário pela brilhante poetisa Maria Cecília Machado Bonachella,  saudosa amiga.  Depois, ter reencontrado Rosaly Curiacos de Ameida Leme, após tantos anos, desde nossa infância e juventude no Colégio Nossa Sra. da Assunção, a qual me convidou várias vezes e realmente desejou que eu entrasse para a Academia. Outros amigos leais, amigas mais próximas, todos que me incentivaram e torceram por mim. Vale lembrar aqueles que publicaram em jornais, folhetos ou cadernos literários textos ou poesias da minha autoria, como Maria Cecília Machado Bonachella, Carmen Pilotto,  Ivana Negri, Ana Marly Jacobino,  Ludovico da Silva, e Evaldo Vicente, em seu jornal, exatamente  há vinte e seis anos. E abraçando minha causa, Aracy Duarte Ferrari e Leda Coletti  a me “intimarem” a preencher a proposta.
E as tardes poéticas com Esio Pezatto, na antiga Biblioteca Pública?  E o carinho do saudoso Poeta Lino Vitti presenteando-me com seus livros através dos seus netos, meus alunos?
Pensando em  tudo isso,  no entusiasmo dos que me cercam, desde o berço familiar ,  a torcida de todos, velhos  e atuais amigos, meu amor às letras, certamente somados  aos desígnios divinos, levaram- me a esta conquista.
Estou, na verdade,  realizando um sonho, afinal sempre contei com o incentivo e a confiança do meu querido Paulinho, que acreditava no dom da escrita e no meu amor pela Literatura.
Estar tomando posse hoje, juntamente com Vitor Vencovsky que nos visitava desde garotinho com seus pais, queridos amigos. Meu esposo e eu éramos jovens naquela época e ansiávamos por suas visitas dominicais.  Estar ao lado do Mestre, Professor Newman Simões, com quem trabalhei por doze anos no Colégio CLQ.  Seu filho Ricardo foi meu aluno, bom amigo até hoje, através de quem pude ser avaliada em relação às atividades literárias desenvolvidas. Isso me proporciona segurança.
Para encerrar meus felizes registros, o fato do Professor Dr. Francisco de Assis Ferraz de Mello, Pesquisador, Escritor, Poeta, ter se afastado por motivo de saúde e mudança, e ter-me proporcionado seu próprio espaço para eu ocupá-lo. Alego tudo isso a “encaixes divinos”. Obrigada, amigo Chico Mello. Você segue comigo lado a lado. Procurarei fazer jus à sua atuação e contribuição  como   acadêmico e  honrar seu talento poético.

Só me resta agradecer a todos, familiares, filhas e genros, netos maravilhosos, dois deles presentes nesta noite de gala,  amigos e acadêmicos e  acrescentar de Violeta Parra, na voz de Mercedes Sosa um verso que traduz minha alegria: “ Gracias a la vida que me ha dado tanto”!

sexta-feira, 17 de março de 2017

Somos todos Nhô Lica


Ivana Maria França de Negri

Quem já ouviu falar do Nhô Lica? Os mais antigos devem se recordar desse personagem pra lá de curioso, mas os mais jovens não têm ideia de como surgiu essa figura lendária e folclórica que viveu em Piracicaba.
O escritor e poeta, Francisco de Assis Ferraz de Mello, o nosso querido Chico Mello, por ter algum parentesco com Nhô Lica, escreveu um livro contando a vida desse homem incomum, que por um tempo morou com sua família. Seu nome de batismo era Felix do Amaral Mello Bonilha. Dizem que nasceu normal, e viveu normalmente até um raio cair sobre sua cabeça e ele ficar com um certo desequilíbrio mental. Passou para a história como o sonhador que garimpava pedras preciosas, que nada mais eram do que pedregulhos, mas se considerava o homem mais rico do mundo!
Quem de nós nunca colecionou “preciosidades” que só têm valor para nós mesmos? Minha irmã Fernanda coleciona canecas e objetos de gatinhos -  eu também tenho esse tipo de coleção, pois amo gatos. Minha amiga Carmen coleciona xícaras, de várias épocas e países, uma mais linda do que a outra.
Existem colecionadores das peças mais bizarras e inusitadas. Tem gente que coleciona selos, tampinhas de garrafas, latinhas, sacolas, bonecos, moedas, adesivos, ímãs de geladeira, enfim, tudo pode ser colecionado e isso acaba virando um hobby e às vezes, uma obsessão! Tem até quem colecione esposas ou maridos...
Pois bem, o Nhô Lica colecionava pedras preciosas. Só que eram pedregulhos comuns, que recolhia das ruas e da beira do rio, mas que para ele, eram valiosíssimos. E os levava ao banco para que o gerente os guardasse. E o gerente, com todo respeito, aceitava e depois, certamente, dava um fim. Ele costumava doar as pedras “preciosas” para a igreja também, achando que estava contribuindo com a paróquia. Dizem que o Monsenhor Rosa as guardava. Um dia essas pedras foram colocadas no alicerce da construção da catedral, como um tributo ao sonhador Nhô Lica que faleceu em 1954.
 Na lápide de seu túmulo, no cemitério da Saudade, está escrito: “Milionário de Ilusões”. Em seu livro, “O lendário Capitão Nhô Lica”, Chico Mello diz: “E assim o homem, que pela vida sonhou com brilhantes, após a morte repousa sob a maior de todas as suas pedras. E para sempre. E em paz. Foi construído por uma ação entre amigos. O grande milionário não teria dinheiro para adquirir uma só das pedras.”
Confesso que também tenho minhas preciosidades. Uma azeitona que colhi de  uma oliveira numa praça de Verona, um figo que veio da Turquia, que “roubei” de uma figueira de um sítio arqueológico, uma folha de plátano do Central Park de Nova Iorque, um raminho de lavanda de Gramado, uma pinha da Ilha da Madeira, uma amarula da África do Sul, conchinhas das praias que frequentei na infância, e por aí... As frutinhas se mumificaram, mas quando as pego, parece que adquirem vida, relembro onde as capturei, o local, sinto até os perfumes e emoções do momento!
Tenho uma pasta só com desenhos dos meus filhos quando crianças e os cartões que me ofertaram. Sei que essas coisas só têm valor para mim. Um dia quando eu não mais estiver por aqui, serão jogadas fora, pois ninguém vai imaginar que se tratam de preciosidades, de valor inestimável!
Por essas e outras é que afirmo, somos todos Nhô Lica, com nossos sonhos, nossas verdades, nosso mundo de quimeras, nossos tesouros,  e nossas pequenas (ou grandes) loucuras...

sexta-feira, 10 de março de 2017

Posse dos novos acadêmicos

Em reunião festiva seguida de coquetel, tomaram posse os cinco novos acadêmicos: Maria de Lourdes Piedade Sodero Martins, Ésio Antonio Pezzato, Vitor Pires Vencovsky , Newman Ribeiro Simões e Edson Rontani Júnior
 Waldemar Romano, Antonio Fuzato, Gustavo Alvim,Cássio Negri e Carmen Pilotto 


































Os cinco novos integrantes: Ésio, Vitor, Lourdinha, Newman e Edson




















Galeria Acadêmica

1-Alexandre Sarkis Neder - Cadeira n° 13 - Patrono: Dario Brasil
2- Maria Madalena t Tricanico de Carvalho Silveira- Cadeira n° 14 - Patrono: Branca Motta de Toledo Sachs
3-Antonio Carlos Fusatto - Cadeira n° 6 - Patrono: Nélio Ferraz de Arruda
4-Marcelo Batuíra da Cunha Losso Pedroso - Cadeira n° 15 - Patrono: Archimedes Dutra
5-Aracy Duarte Ferrari - Cadeira n° 16 - Patrono: José Mathias Bragion
6-Armando Alexandre dos Santos- Cadeira n° 10 - Patrono: Brasílio Machado
7-Barjas Negri - Cadeira no 5 - Patrono: Leandro Guerrini
8-Christina Aparecida Negro Silva - Cadeira n° 17 - Patrono: Virgínia Prata Gregolin
9-Carmen Maria da Silva Fernandez Pilotto - Cadeira n° 19 - Patrono: Ubirajara Malagueta Lara
10-Cássio Camilo Almeida de Negri - Cadeira n° 20 - Patrono: Benedito Evangelista da Costa
11- Antonio Filogênio de Paula Junior-Cadeira n° 12 - Patrono: Ricardo Ferraz de Arruda Pinto
12-Edson Rontani Júnior - Cadeira n° 18 - Patrono: Madalena Salatti de Almeida
13-Elda Nympha Cobra Silveira - Cadeira n° 21 - Patrono: José Ferraz de Almeida Junior
14-Bianca Teresa de Oliveira Rosenthal - cadeira no 31 - Patrono Victorio Angelo Cobra
15-Evaldo Vicente - Cadeira n° 23 - Patrono: Leo Vaz
16-Lídia Varela Sendin - Cadeira n° 8 - Patrono: Fortunato Losso Netto
17-Shirley Brunelli Crestana- Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior
18-Gregorio Marchiori Netto - Cadeira n° 28 - Patrono: Delfim Ferreira da Rocha Neto
19-Carmelina de Toledo Piza - Cadeira n° 29 - Patrono: Laudelina Cotrim de Castro
20-Ivana Maria França de Negri - Cadeira n° 33 - Patrono: Fernando Ferraz de Arruda
21-Jamil Nassif Abib (Mons.) - Cadeira n° 1 - Patrono: João Chiarini
22-João Baptista de Souza Negreiros Athayde - Cadeira n° 34 - Patrono: Adriano Nogueira
23-João Umberto Nassif - Cadeira n° 35 - Patrono: Prudente José de Moraes Barros
24-Leda Coletti - Cadeira n° 36 - Patrono: Olívia Bianco
25-Maria de Lourdes Piedade Sodero Martins - cadeira no 26 Patrono Nelson Camponês do Brasil
26-Maria Helena Vieira Aguiar Corazza - Cadeira n° 3 - Patrono: Luiz de Queiroz
27-Marisa Amábile Fillet Bueloni - cadeira no32 - Patrono Thales castanho de Andrade
28-Marly Therezinha Germano Perecin - Cadeira n° 2 - Patrona: Jaçanã Althair Pereira Guerrini
29-Mônica Aguiar Corazza Stefani - Cadeira n° 9 - Patrono: José Maria de Carvalho Ferreira
30-Myria Machado Botelho - Cadeira n° 24 - Patrono: Maria Cecília Machado Bonachela
31-Newman Ribeiro Simões - cadeira no 38 - Patrono Elias de Mello Ayres
32-Angela Maria Furlan – Cadeira n° 25 – Patrono: Francisco Lagreca
33-Paulo Celso Bassetti - Cadeira n° 39 - Patrono: José Luiz Guidotti
34-Raquel Delvaje - Cadeira no 40 - Patrono Barão de Rezende
35- Elisabete Jurema Bortolin - Cadeira n° 7 - Patrono: Helly de Campos Melges
36-Sílvia Regina de OLiveira - Cadeira no 22 - Patrono Erotides de Campos
37-Valdiza Maria Capranico - Cadeira no 4 - Patrono Haldumont Nobre Ferraz
38-Vitor Pires Vencovsky - Cadeira no 30 - Patrono Jorge Anéfalos
39-Waldemar Romano - Cadeira n° 11 - Patrono: Benedito de Andrade
40-Walter Naime - Cadeira no 37 - Patrono Sebastião Ferraz