Colaboração da Acadêmica Rosaly Aparecida Curiacos de Almeida Leme
Cadeira n° 7 - Patrono: Helly de Campos Melges
Helly de Campos Melges
Piracicabano
Data do seu nascimento - 14 de dezembro de 1928, data de falecimento 03/agosto/1993
- acadêmico da Academia Piracicabana de Letras,
- Vice-presidente e Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba,
- lançou a Revista Nº1 desta conceituada instituição,
- grande Trovador, premiado várias vezes nesta modalidade,
- primeiro Delegado da Trova em Piracicaba pela UBT, a quem eu tenho a honra de ocupar o lugar,
- um advogado sempre atento ao cumprimento das leis,
- organizou a redação do 1º estatuto do CLIP (Centro Literário de Piracicaba),
- como Político, com P maiúsculo, exerceu mandato de Vereador e foi 1º secretário e Presidente da Câmara Municipal de Piracicaba,
- consagrado escritor e poeta,
- primeiro Príncipe dos Poetas de Piracicaba,
- na função de gestor ocupou o cargo de Presidente do Conselho Coordenador das Entidades Civis de Piracicaba.
- educador por natureza era sempre chamado de Mestre.
- como educador realizou profissionalmente como Professor de Artes e fez carreira. Dirigiu escolas sendo por longo tempo Diretor da Escola Estadual “Monsenhor Gerônimo Gallo” em Pira¬cicaba e em seguida Supervisor de Ensino na Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba. Atuou como Membro da Fiscalização do Regime de Dedicação Exclusiva.
- Religioso, leitor assíduo da Bíblia, evangelizador ecumêni¬
co. Quando alguém lhe perguntava sobre sua religião ele respondia: - “Sou Cristão e agora estou congregando na Igreja ...”
- Suas principais obras literárias em prosa e poesias:
“Na era Atômica”,
“O Soldado”,
“São Paulo”
“Ensaio sobre a poesia de Paulo Setubal” obra que lhe propiciou o “Prêmio Paulo Setubal em 1970”.
Série de livros “O Evangelho em Versos” sendo que os primeiros livros desta série são os maravilhosos “O Sermão da Montanha” e “ Oração dos Jovens”.
- Escrevia com frequência para jornais e revistas.
- Também compôs músicas, suas canções mais conhecidas são:
“ Nada Restou” e Grande Oleiro”
- Recebeu várias homenagens como:
“Denominação do salão Nobre da Câmara Municipal de Piracicaba”,
“Incentivador do Esporte” – Piracicaba e Região,
as Medalhas “Thales Castanho de Andrade” e do “Mérito Prudente de Moraes”
Tenho grande orgulho em tê-lo como meu Patrono na Academia Piracicabana de Letras – cadeira Nº 7.
Em homenagem ao prof. Helly de Campos Melges
José de Alencar disse: “o cidadão é o poeta do direito e da justiça; o poeta é o cidadão do belo e da arte.” (se eu pudesse poria também o impactante junto a arte).
O prof. Helly de Campos Melges contempla os dois aspectos descritos por José de Alencar.
Ser poeta não é apenas escrever belos ou impactantes versos, ser poeta é ter a alma “poetal”, como diz Marcial Salaverry.
O prof. Helly de Campos Melges nunca se descuidou da forma, seus sonetos e suas trovas eram formas cuidadas, mas nunca
deixou que a forma comprometesse a espontaneidade de seus versos.
Sua prosa também tinha poesia.
O que sempre admirei era sua forma de aproximar as pessoas de Deus, da poesia, da literatura e da arte em geral, para isso ele fazia uso de linguagem técnica simples, sem perder a profundidade das ideias.
Um dia, ele me pediu:
“–Não deixe morrer a trova em nossa Piracicaba.”
Tenho feito muito pouco, mas continuo a batalhar, ele queria que a trova ocupasse lugar de destaque, porém ... deixe para lá , pelo menos ela não morrerá.
–TROVA É OBRA DE ARTE, É LITERATURA
Desta forma, a seu pedido, pesquisei sobre trovas dos grandes poetas da língua portuguesa.
Trova é uma composição poética clássica de forma fixa, cons¬tante de quatro versos de sete sílabas poéticas, rigorosamente metri¬ficados e rimados. Uma estrofe, qualquer que seja constante de quatro versos, chama-se quadra (= quarteto). A trova, portanto, é uma quadra, mas nem toda quadra é uma trova. Isso por que, uma quadra para ser trova deve atender as exigências de ter sentido completo e independente, e de possuir as rimas assim esquematizadas: ABAB; ABBA; AABB; e ABCB. A trova mais cultivada é a elaborada com o esquema de rimas ABAB.
Segundo o escritor Jorge Amado:
“Não pode haver criação literária mais popular e que mais fale diretamente ao coração do povo do que a Trova. É através dela que o povo toma contato com a poesia e por isto mesmo a Trova e o Trovador são imortais”
A Trova é uma forma poética milenar. É originária da Península Ibérica. Eis uma das Trovas de Camões, no esquema de rima “ABBA”:
“Campos bem-aventurados
tornai-vos agora tristes,
que os dias em que me vistes
alegre, já são passados.”
- Trova Lírica:
”Saudade palavra doce
que traduz tanto amargor;
saudade é como se fosse
espinho cheirando a flor...”
BASTOS TIGRE
- Trova Filosófica:
“ Duas vidas todos temos
, muitas vezes sem saber: -
- a vida que nós vivemos,
e a que sonhamos viver...”
LUIZ OTÁVIO
- Trova Humorística:
“Eu, trabalhar desse jeito,
com a força que Deus me deu,
pra sustentar um sujeito
vagabundo que nem eu ???...”
ORLANDO BRITO
De Castro Alves (romântico):
“As nuvens ajoelhadas
nos claustros ermos e vãos
passam as contas doiradas
das estrelas pelas mãos!”
De Olavo Bilac (parnasiano):
“O amor que a teu lado levas
a que lugar te conduz,
que entras coberto de trevas
e sais coberto de luz?”
De Alphonsus de Guimaraens (simbolista):
“O cinamomo floresce
em frente do teu postigo...
Cada flor murcha que desce
morre de sonhar contigo!”
De Fernando Pessoa:
“Cantigas de portugueses
São como barcos no mar –
Vão de uma alma para outra
Com riscos de naufragar.”
Algumas trovas minhas:
Irmanados pela trova,
Bem justa é nossa alegria,
Quando a vida se renova ,
Na festa da poesia.
Envergonhada a trova,
Diante do rico soneto,
Mesmo com roupa bem nova,
Não foi com ele ao concerto.
Ao ver do soneto a emenda,
A trova alegre sorria.
Em seu vestido de renda,
Na festa da poesia.
A leveza do seu verso,
Fez-me voar até o céu ,
E de lá eu lhe arremesso,
Estrelas com troféu.
A trova é bem popular,
Sempre do gosto do povo,
Mas nunca será vulgar,
Pois tem a essência do novo.
Poeta nasce poeta,
Depois ousa ser magia.
Poeta morre poeta,
Pra se tornar poesia.
Bipartiu-se , que emoção!
Forma antiga, forma nova .
Na concha do coração ,
Bela pérola era a trova.
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