 |
Rosaly Aparecida Curiacos de Almeida Leme
Cadeira n° 7 - Patrono: Helly de Campos Melges |
Vou
aqui reescrever uma história ou estória que ouvi há muitos anos,desconheço o
autor mas sei que é de domínio público pois me passada oralmente deste a minha
longínqua infância.
Um
motorista levou seu carro para lavar, por algum problema qualquer o lavador do
carro não voltou ao porta-malas o macaco.
Sem
se dar conta deste fato o motorista viaja por uma estrada rural.
Já
tarde da noite, fura um pneu. Quando o motorista vai trocar o pneu não encontra
o macaco. Nervoso, preocupado, sem saber o que fazer olha e vê ao longe uma
casa com as luzes acessas e um caminhão na porta, então pensa:
_
Bom, se a luz está acessa, provavelmente os moradores ainda estão acordados, se
há caminhão, há macaco. Vou até lá e
peço emprestado o macaco.
Assim
pensando pôs-se a caminhar até chegar a casa, mas durante o trajeto foi fazendo
as conjecturas e dialogando mentalmente com o morador:
_
Por favor, meu senhor, pode me emprestar um macaco?
_
Como? O senhor sabe que horas são? Vem nos acordar para pedir um macaco
emprestado?
_
Desculpe-me senhor, é que estou sem macaco na estrada com um pneu furado e eu
vi a luz acessa achei que o senhor estava acordado, e vi também o caminhão na
porta e tive certeza que teria um macaco para me emprestar.
_
Que irresponsável é o senhor, sai na estrada à noite sem macaco, precisa
planejar melhor sua vida...
_
Não é, sabe, é que levei o carro para lavar e não voltaram o meu macaco para o
porta-malas.
A
essa altura dos acontecimentos ele havia chegado à porta da residência e
batendo na porta foi atendido por um senhor simples que lhe disse:
_
Boa noite, quem é, o que deseja?
Com
a cabeça fervendo com conjecturas desastrosas, o motorista responde:
_
Enfie o seu macaco onde você quiser...”
Às
vezes fazemos isso com as pessoas em geral e especialmente com os educandos.
Aprender
a ouvir, ouvir as pessoas, especialmente ouvir os educandos é o caminho mais
curto para compreensão, para o diálogo e para o entendimento, percorrendo mais rapidamente o longo caminho
entre a teoria e a prática.
Riquezas
contidas na mente de um educador responsável como:entusiasmo, amor, alegria,
paz, compromisso, união, ação, respeito precisam ser trabalhadas...
Nenhum comentário:
Postar um comentário