Rosaly Curiacos de Almeida Leme- Cadeira no 7 |
Hoje, mais do que nunca, existe uma diversidade enorme de profissões e de
especializações, formando um emaranhado ou pelo menos uma rede de atuações profissionais específicas e peculiares de tal forma diversificadas que é difícil o conhecimento da unidade e as delimitações de atuação de cada profissional, além disso, talvez por causa de informações gerais oferecidas pela mídia, todos nós nos julgamos capazes de opinar criticamente sobre muitos assuntos, especialmente saúde, educação, arte...
É... de educador, médico, poeta e louco, todos temos um pouco, pensando nisso me lembrei de uma história que ouvi na minha já tão longínqua infância.
Um pintor desejoso de saber como as pessoas viam os seus quadros (que naquela época eram verdadeiros retratos), expôs sua obra na vitrine e ficou escondido atrás da parede para ouvir os comentários.
Um sapateiro que por ali passava comentou:
_ Esse quadro, é bonito, mas veja que erro grave cometeu o pintor, na fivela, ninguém pode abotoá-la desse jeito, além disso, há um defeito no solado...
O pintor ouviu com humildade a crítica do sapateiro, reconheceu seus erros e refez a pintura das sandálias, tornando-as perfeitas e expôs novamente o quadro para continuar ouvindo as apreciações.
À tarde o mesmo sapateiro passa e diz para seu colega:
_ Veja o pintor corrigiu as sandálias, ficaram perfeitas, mas há também um defeito na perna da moça...
O pintor consciente de que as pernas de seu modelo estavam perfeitas na obra não teve dúvidas saiu do esconderijo e com o dedo em risque na cara do sapateiro falou firme:
- Não suba, ó sapateiro, além das sandálias...
Nenhum comentário:
Postar um comentário