Rio Piracicaba

Rio Piracicaba
Rio Piracicaba cheio (foto Ivana Negri)

Patrimônio da cidade, a Sapucaia florida (foto Ivana Negri)

Balão atravessando a ponte estaiada (foto Ivana Negri)

Diretoria 2022/2025

Presidente: Vitor Pires Vencovsky Vice-presidente: Carmen Maria da Silva Fernandes Pilotto Diretora de Acervo: Raquel Delvaje 1a secretária: Ivana Maria França de Negri 2a secretária: Valdiza Maria Capranico 1o tesoureiro: Edson Rontani Júnior 2o tesoureiro: Alexandre Sarkis Neder Conselho fiscal: Waldemar Romano Cássio Camilo Almeida de Negri Aracy Duarte Ferrari Responsável pela edição da Revista:Ivana Maria França de Negri

Seguidores

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

da série "Aprendendo com o Voinho"

Geraldo Victorino de França
Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior


Curiosidades do Reino Animal

a) O peixe-voador, que vive em mar aberto, em cardumes numerosos, possui enormes nadadeiras peitorais em forma de asas, as quais lhe permitem escapar de seus predadores saltando para fora d'água e planando no ar, às vezes numa distância de até 200 metros.
b) O bicho-da-seda é a larva de uma mariposa que se alimenta exclusivamente de folhas de amoreira. Na fase final do seu desenvolvimento (crisálida), tece um casulo. Quando se visa a produção de seda, a crisálida é morta por água quente, dentro do casulo.
c) É sabido que a baleia é um mamífero aquático. O que pouca gente sabe é como o filhote de baleia mama. As glândulas mamárias da baleia-mãe jorram o leite na água; o leite é tão gorduroso que não se mistura à água, e assim o filhote pode bebê-lo.
d) A reprodução dos peixes é ovípara, isto é, por meio de ovos. Na maioria dos casos, a fêmea põe na água grande número de ovos; o macho a acompanha e espalha o esperma sobre os ovos depositados pela fêmea. Os filhotes que nascem chamam-se alevinos.
e) O musaranho é o menor dos mamíferos. Semelhante ao camundongo, ele mede 5 a 10 centímetros e pesa apenas 15 a 20 gramas; mas ataca e devora pequenos animais que chegam a ter o dobro do seu tamanho. Ao nascer, pelado e de olhos fechados, o musaranho é menor que uma abelha e pesa cerca de 2 gramas.

Curiosidades do Reino Mineral

a) Há um tipo de erosão chamada erosão subterrânea, que se caracteriza pela ação destruidora da água que se infiltra no solo, causando boçorocas, cavernas, grutas e sumidouros. Geralmente ocorrem em terrenos calcários ou solos muito arenosos.
b) A Sociedade Brasileira de Espeleologia (ciência que estuda as cavernas) já cadastrou 3.965 cavernas existentes no país. A maior delas é a Toca da Boa Vista, em Campo Formoso, na Bahia. Ela é a décima quinta do mundo, medindo 97.300 metros de extensão.
c) O ferro é o mais usado dos metais, sendo o principal constituinte dos vários tipos de aço. Anualmente, são produzidas mais de 500 milhões de toneladas de ferro no mundo, obtidas a partir de minérios de ferro.
d) " Loess " é o nome de um sedimento eólico (depositado pelo vento), de granulação fina (silte), rico em quartzo e calcita, friável e homogêneo, sem estratificação. Ocorre em certas regiões da Europa e da Ásia (Alemanha, Rússia, China), no vale do Mississipi (Estados Unidos) e na Argentina (Pampas). Dá origem a solos de alta fertilidade, conhecidos como Chernozem.
e) Chama-se veio ou vieiro a massa mineral tabuliforme que preenche as fendas de uma rocha encaixante. No caso de preenchimento por magma, recebe a designação de dique ou "sill", conforme seja discordante ou concordante com as camadas encaixantes, respectivamente.

Curiosidades do Reino Vegetal

a) A árvore mais velha conhecida no Brasil é um jequitibá existente no Parque Estadual de Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro (SP), que tem 3.020 anos. O diâmetro do tronco tem 3,60 metros e o da copa, cerca de 40 metros.
b) Em relação à produção global, o milho é a planta mais cultivada, produzindo anualmente mais de 600 milhões de toneladas de grãos. O arroz e o trigo vêm em seguida, com pouco menos de 600 milhões de toneladas. Juntos, estes dois últimos constituem a base da alimentação humana.
c) A jaqueira, assim como a jabuticabeira, produz seus frutos no tronco e nos galhos. Aliás, a jaca é o maior fruto comestível, medindo até 80 cm de comprimento e chegando a pesar mais de 15 kg.
d) A barriguda, árvore típica do Nordeste Brasileiro, possui o tronco intumescido na parte mediana, onde chega a medir 1,5 m de diâmetro.
e) As lianas ou cipós são plantas trepadeiras que, por se apoiarem em outras plantas (árvores e arbustos), podem atingir grande altura, chegando a mais de 100 m. Ocorrem principalmente em florestas tropicais, sobretudo na floresta Amazônica.

Curiosidades da Língua Portuguesa

A) A palavra planta se aplica a qualquer vegetal. Acompanhada de qualificativos, assume diferentes significados. Exemplos:
a) planta do pé: sola do pé;
b) planta de construção: representação gráfica dos detalhes da construção, vistos
em projeção ortogonal sobre um plano horizontal;
c) planta topográfica: mapa ou representação gráfica do levantamento de uma cidade ou propriedade rural;
d) plantas superiores: Fanerógamas ou plantas que produzem flores, órgãos de reprodução vegetal;
e) plantas inferiores: Criptógamas ou plantas que não produzem flores, utilizando outros meios de reprodução;
f) plantas espontâneas: as que nascem naturalmente;
g) plantas cultivadas: as plantadas pelo homem;
h) plantas herbáceas: plantas não lenhosas, de pequeno porte;
i) plantas epífitas: que vivem sobre outras plantas, sem parasitá-las;
j) plantas xerófitas: de ambientes secos etc.

B) A aguardente de cana é uma bebida alcoólica que, popularmente, recebe um grande número de nomes, alguns pitorescos.
Exemplos:
a) pinga;
b) cachaça;
c) caninha;
d) abrideira;
e) água que passarinho não bebe;
f) bagaceira;
g) branquinha;
h) esquenta por dentro;
i) cobertor de pobre;
j) mata-bicho etc.

Curiosidades do Universo

a) Até o século XIX, acreditava-se que o universo se limitava à galáxia da qual o sistema solar faz parte − a Via Láctea. Hoje, com o aperfeiçoamento dos métodos de prospecção do espaço, sabe-se que o universo é formado por um grande número de galáxias que, por sua vez, agrupam bilhões de estrelas e, provavelmente, um número equivalente de sistemas planetários.
b) Com advento do telescópio, no início os astrônomos confundiam galáxias com nebulosas. A real estrutura das galáxias só foi conhecida a partir de 1.920, com o emprego do telescópio refletor do Observatório de Mont Wilson, As galáxias são constituídas por uma associação de estrelas, poeira e gás.
c) Definidas como universos-ilhas, hoje sabe-se que existem bilhões de galáxias,umas maiores e outras menores do que a nossa Via Láctea.
d) O universo tem, segundo os astrônomos, 14 bilhões de anos. Teve início com uma grande explosão, chamada " big-bang ", e até hoje continua se expandindo.
e) Nebulosas são nuvens de matéria interestelar, contendo grandes quantidades de gases e poeira, finamente dividida. Existem de todos os tamanhos, claras e escuras, principalmente nos braços das galáxias espiraladas.

Curiosidades do corpo humano

a) As unhas das mãos crescem 1 centímetro a cada 28 dias. Elas crescem aproximadamente quatro vezes mais rápido do que as unhas dos pés.
b) Considerando-se as unhas das mãos e dos pés, cada pessoa corta, no decorrer da sua vida, cerca de 58 metros de unhas. Se uma pessoa cortar a s unhas das mãos e dos pés duas vezes por mês, aos trinta anos terá acumulado 7 quilos de unhas.
c) Quando uma pessoa espirra, o ar saído seu nariz com uma velocidade média de 160 km/hora. Os homens espirram mais do que as mulheres.
d) O intestino delgado mede 6 a 9 metros de comprimento. O intestino grosso tem apenas 1,5 metro, mas é três vezes mais grosso.
e) A água constitui cerca de 70% do corpo humano. Dentro dele, a água transporta alimentos, resíduos e sais minerais; lubrifica tecidos e articulações, conduz glicose e oxigênio para o interior das células e regula a temperatura do corpo.

Curiosidades geográficas

a) A Amazônia abriga o maior arquipélago fluvial do mundo - o de Mariuá, com cerca de 700 ilhas, que fica no leito do rio Negro, afluente do rio Amazonas.
b) A Antártida é o continente que fica no pólo sul e tem o tamanho de um Brasil e meio.No inverno, por causa do congelamento do mar, o continente aumenta de tamanho, ficando quase do tamanho da África.
c) Por outro lado, no pólo norte não há terra, só o Oceano Glacial Ártico, que fica recoberto por uma camada de gelo que recebe o nome de banquisa.
d) Amazonas, Roraima, Amapá e Pará são os estados brasileiros atravessados pela linha do equador. Sergipe é o menor estado do país, enquanto Amazonas é o maior.
e) A Zona dos Cocais fica no Maranhão, entre a floresta tropical úmida e a caatinga do Nordeste semi-árido. Além de árvores típicas da floresta amazônica, nela se encontram palmeiras como a carnaúba e o babaçu.
f) A parte mais espessa da crosta terrestre, com cerca de 75 km, localiza-se na cordilheira do Himalaia ( China ).
g) A parte continental menos espessa da crosta tem cerca de 15 km e localiza-se no Vale do Great Rift, nordeste da África.

Nenhum comentário:

Galeria Acadêmica

1-Alexandre Sarkis Neder - Cadeira n° 13 - Patrono: Dario Brasil
2- Maria Madalena t Tricanico de Carvalho Silveira- Cadeira n° 14 - Patrono: Branca Motta de Toledo Sachs
3-Antonio Carlos Fusatto - Cadeira n° 6 - Patrono: Nélio Ferraz de Arruda
4-Marcelo Batuíra da Cunha Losso Pedroso - Cadeira n° 15 - Patrono: Archimedes Dutra
5-Aracy Duarte Ferrari - Cadeira n° 16 - Patrono: José Mathias Bragion
6-Armando Alexandre dos Santos- Cadeira n° 10 - Patrono: Brasílio Machado
7-Barjas Negri - Cadeira no 5 - Patrono: Leandro Guerrini
8-Christina Aparecida Negro Silva - Cadeira n° 17 - Patrono: Virgínia Prata Gregolin
9-Carmen Maria da Silva Fernandez Pilotto - Cadeira n° 19 - Patrono: Ubirajara Malagueta Lara
10-Cássio Camilo Almeida de Negri - Cadeira n° 20 - Patrono: Benedito Evangelista da Costa
11- Antonio Filogênio de Paula Junior-Cadeira n° 12 - Patrono: Ricardo Ferraz de Arruda Pinto
12-Edson Rontani Júnior - Cadeira n° 18 - Patrono: Madalena Salatti de Almeida
13-Elda Nympha Cobra Silveira - Cadeira n° 21 - Patrono: José Ferraz de Almeida Junior
14-Bianca Teresa de Oliveira Rosenthal - cadeira no 31 - Patrono Victorio Angelo Cobra
15-Evaldo Vicente - Cadeira n° 23 - Patrono: Leo Vaz
16-Lídia Varela Sendin - Cadeira n° 8 - Patrono: Fortunato Losso Netto
17-Shirley Brunelli Crestana- Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior
18-Gregorio Marchiori Netto - Cadeira n° 28 - Patrono: Delfim Ferreira da Rocha Neto
19-Carmelina de Toledo Piza - Cadeira n° 29 - Patrono: Laudelina Cotrim de Castro
20-Ivana Maria França de Negri - Cadeira n° 33 - Patrono: Fernando Ferraz de Arruda
21-Jamil Nassif Abib (Mons.) - Cadeira n° 1 - Patrono: João Chiarini
22-João Baptista de Souza Negreiros Athayde - Cadeira n° 34 - Patrono: Adriano Nogueira
23-João Umberto Nassif - Cadeira n° 35 - Patrono: Prudente José de Moraes Barros
24-Leda Coletti - Cadeira n° 36 - Patrono: Olívia Bianco
25-Maria de Lourdes Piedade Sodero Martins - cadeira no 26 Patrono Nelson Camponês do Brasil
26-Maria Helena Vieira Aguiar Corazza - Cadeira n° 3 - Patrono: Luiz de Queiroz
27-Marisa Amábile Fillet Bueloni - cadeira no32 - Patrono Thales castanho de Andrade
28-Marly Therezinha Germano Perecin - Cadeira n° 2 - Patrona: Jaçanã Althair Pereira Guerrini
29-Mônica Aguiar Corazza Stefani - Cadeira n° 9 - Patrono: José Maria de Carvalho Ferreira
30-Myria Machado Botelho - Cadeira n° 24 - Patrono: Maria Cecília Machado Bonachela
31-Newman Ribeiro Simões - cadeira no 38 - Patrono Elias de Mello Ayres
32-Angela Maria Furlan – Cadeira n° 25 – Patrono: Francisco Lagreca
33-Paulo Celso Bassetti - Cadeira n° 39 - Patrono: José Luiz Guidotti
34-Raquel Delvaje - Cadeira no 40 - Patrono Barão de Rezende
35- Elisabete Jurema Bortolin - Cadeira n° 7 - Patrono: Helly de Campos Melges
36-Sílvia Regina de OLiveira - Cadeira no 22 - Patrono Erotides de Campos
37-Valdiza Maria Capranico - Cadeira no 4 - Patrono Haldumont Nobre Ferraz
38-Vitor Pires Vencovsky - Cadeira no 30 - Patrono Jorge Anéfalos
39-Waldemar Romano - Cadeira n° 11 - Patrono: Benedito de Andrade
40-Walter Naime - Cadeira no 37 - Patrono Sebastião Ferraz