![]() |
Geraldo Victorino de França Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior |
a) A Amazônia é uma grande região natural situada no norte da América do Sul, que inclui toda a bacia do rio Amazonas, abrangendo terras do Brasil, Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, totalizando uma área de 3.580.000 km2.
b) È chamada " hiléia " a floresta latifoliada ( folhas largas ) e perenifólia ( folhas perenes) que cobre a maior parte da Amazônia, constituindo a maior floresta tropical do mundo, só superada pela floresta temperada de coníferas, da Rússia.
c) Apresenta grande biodiversidade ou diversidade biológica, contando com cerca de 100 mil espécies vegetais e aproximadamente 1 milhão de espécies animais, com predominância dos insetos.
d) No Brasil, compreende os estados do Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Roraima, Tocantins, oeste do Maranhão e Norte do Mato Grosso, perfazendo uma área de 3.026.500 km2, correspondente a 57% do território brasileiro.
e) O clima predominante é quente e úmido, praticamente sem estação seca. O total anual de chuvas varia de 1.000 a 3.000 mm.
f) A bacia hidrográfica do Amazonas é a maior do mundo, contendo grande número de rios que são mais longos que qualquer rio europeu.
g) O rio Amazonas é o maior do mundo em volume d'água, com uma vazão média de 200.000 m3/seg.
h) O rio Amazonas é o segundo maior rio do mundo em extensão, sendo superado apenas pelo rio Nilo, com um volume d'água bem menor. Mede 6.280 km, desde a sua nascente no Peru, no alto dos Andes, até a sua foz na costa norte do Brasil.
i) No trecho final,a largura do rio Amazonas considerável, chegando a alcançar algumas dezenas de quilômetros, parecendo um verdadeiro mar de águas barrentas. Na época das inundações, o seu leito maior fica totalmente recoberto pelas águas, atingindo em certos trechos uma faixa de 50 km de largura.
j) Na foz do Amazonas , as marés se manifestam com grande amplitude e impetuosidade, produzindo o fenômeno chamado pororoca, que é o estrondo ocasionado pelo encontro das correntes de marés com as correntes fluviais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário