Rio Piracicaba

Rio Piracicaba
Rio Piracicaba cheio (foto Ivana Negri)

Patrimônio da cidade, a Sapucaia florida (foto Ivana Negri)

Balão atravessando a ponte estaiada (foto Ivana Negri)

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Presidente: Vitor Pires Vencovsky Vice-presidente: Carmen Maria da Silva Fernandes Pilotto Diretora de Acervo: Raquel Delvaje 1a secretária: Ivana Maria França de Negri 2a secretária: Valdiza Maria Capranico 1o tesoureiro: Edson Rontani Júnior 2o tesoureiro: Alexandre Sarkis Neder Conselho fiscal: Waldemar Romano Cássio Camilo Almeida de Negri Aracy Duarte Ferrari Responsável pela edição da Revista:Ivana Maria França de Negri

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terça-feira, 17 de outubro de 2023

A guerra colocada como espetáculo

 


Walter Naime

 

As cortinas se abrem. Vai começar o espetáculo com a “Ópera da violência e da destruição”.

As raízes da guerra normalmente são de origens econômicas, religiosas e de poder. Estão intrinsecamente ligadas entre si por uma ou mais dessas raízes.

Em grande parte dos casos, a busca por recursos, território, influência religiosa ou controle político serve como gatilho para iniciar conflitos armados.

Enquanto isso, os líderes discutem retórica e geopolítica e as vidas de inúmeras pessoas são afetadas de maneiras desastrosa.

A guerra como espetáculo é um fenômeno que levanta questões sobre o funcionamento da sociedade, da mídia e da política. É um lembrete de que existem vidas e destinos em jogo.

O espetáculo que se desenha a partir desse cenário, muitas vezes mascara as verdadeiras razões por trás dessa estupidez humana.

O espetáculo possui o seu foco de interesse e sua essência tem o poder de dirigir a atenção para onde quer que pretenda. Isso é particularmente evidente nas coberturas midiáticas das guerras.

A mídia jornalística, radiofônica e televisiva, não raro se concentra em aspectos sensacionalistas dos conflitos, com cenas de destruição, tragédias humanas e atos de violência, desviando a atenção das causas subjacentes. Essa abordagem pode distorcer a compreensão pública e obscurecer questões mais profundas.

Outro elemento notável no espetáculo da apresentação da guerra é o medo, ferramenta indispensável no evento como forma de exercer o poder. Governantes e grupos armados frequentemente exploram o medo para manter o controle sobre a população, justificando restrições de liberdade em nome da segurança.

O medo sempre é explorado pelos terroristas, que se utilizam da mídia para transportá-lo, que como componente, procura chocar e aterrorizar, o que provoca o aumento de audiência a custa da paz e da estabilidade. O terrorismo sem a mídia fica enfraquecido e até inoperante. Não dá para saber a forma e maneira que se funde o terrorismo como mídia.

Vamos lembrar que a competição na mídia dá à comunicação, um poder especial, pois a sua ferocidade desempenha um papel significativo na transformação da guerra em espetáculo. Cada bloco de notícias procura mostrar os “furos da história” de forma única e cativante, frequentemente priorizando a velocidade sobre a precisão. Isso leva a uma corrida pela cobertura mais dramática e impactante, às custas da profundidade da compreensão dos eventos.

Examinemos a conscientização na “Era do espetáculo”.

Em análise, a conscientização a respeito do papel do espetáculo na guerra é fundamental. À medida que as notícias são consumidas pelos expectadores, é nossa responsabilidade lançar o olhar além das imagens chocantes e manchetes sensacionalistas. Devemos procurar entender as complexas causas inerentes aos conflitos e questionar as narrativas simplistas que nos são apresentadas. Somente assim, poderemos resistir à sedução do espetáculo e trabalhar para um mundo mais informado e pacífico.

Ao buscarmos uma compreensão mais profunda, estaremos nos aproximando do entendimento mais claro e poderemos contribuir para estudos sensatos e esperançosamente caminharmos para a estabilidade e para a paz.

Apesar de tudo, sabemos que as cortinas do “palco da guerra” nunca vão se fechar e o espetáculo continuará sem plateia e sem aplausos.

 

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Galeria Acadêmica

1-Alexandre Sarkis Neder - Cadeira n° 13 - Patrono: Dario Brasil
2- Maria Madalena t Tricanico de Carvalho Silveira- Cadeira n° 14 - Patrono: Branca Motta de Toledo Sachs
3-Antonio Carlos Fusatto - Cadeira n° 6 - Patrono: Nélio Ferraz de Arruda
4-Marcelo Batuíra da Cunha Losso Pedroso - Cadeira n° 15 - Patrono: Archimedes Dutra
5-Aracy Duarte Ferrari - Cadeira n° 16 - Patrono: José Mathias Bragion
6-Armando Alexandre dos Santos- Cadeira n° 10 - Patrono: Brasílio Machado
7-Barjas Negri - Cadeira no 5 - Patrono: Leandro Guerrini
8-Christina Aparecida Negro Silva - Cadeira n° 17 - Patrono: Virgínia Prata Gregolin
9-Carmen Maria da Silva Fernandez Pilotto - Cadeira n° 19 - Patrono: Ubirajara Malagueta Lara
10-Cássio Camilo Almeida de Negri - Cadeira n° 20 - Patrono: Benedito Evangelista da Costa
11- Antonio Filogênio de Paula Junior-Cadeira n° 12 - Patrono: Ricardo Ferraz de Arruda Pinto
12-Edson Rontani Júnior - Cadeira n° 18 - Patrono: Madalena Salatti de Almeida
13-Elda Nympha Cobra Silveira - Cadeira n° 21 - Patrono: José Ferraz de Almeida Junior
14-Bianca Teresa de Oliveira Rosenthal - cadeira no 31 - Patrono Victorio Angelo Cobra
15-Evaldo Vicente - Cadeira n° 23 - Patrono: Leo Vaz
16-Lídia Varela Sendin - Cadeira n° 8 - Patrono: Fortunato Losso Netto
17-Shirley Brunelli Crestana- Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior
18-Marcelo Pereira da Silva - Cadeira n° 28 - Patrono: Delfim Ferreira da Rocha Neto
19-Carmelina de Toledo Piza - Cadeira n° 29 - Patrono: Laudelina Cotrim de Castro
20-Ivana Maria França de Negri - Cadeira n° 33 - Patrono: Fernando Ferraz de Arruda
21-Jamil Nassif Abib (Mons.) - Cadeira n° 1 - Patrono: João Chiarini
22-João Baptista de Souza Negreiros Athayde - Cadeira n° 34 - Patrono: Adriano Nogueira
23-João Umberto Nassif - Cadeira n° 35 - Patrono: Prudente José de Moraes Barros
24-Leda Coletti - Cadeira n° 36 - Patrono: Olívia Bianco
25-Maria de Lourdes Piedade Sodero Martins - cadeira no 26 Patrono Nelson Camponês do Brasil
26-Maria Helena Vieira Aguiar Corazza - Cadeira n° 3 - Patrono: Luiz de Queiroz
27-Marisa Amábile Fillet Bueloni - cadeira no32 - Patrono Thales castanho de Andrade
28-Marly Therezinha Germano Perecin - Cadeira n° 2 - Patrona: Jaçanã Althair Pereira Guerrini
29-Mônica Aguiar Corazza Stefani - Cadeira n° 9 - Patrono: José Maria de Carvalho Ferreira
30-Myria Machado Botelho - Cadeira n° 24 - Patrono: Maria Cecília Machado Bonachela
31-Newman Ribeiro Simões - cadeira no 38 - Patrono Elias de Mello Ayres
32-Angela Maria Furlan – Cadeira n° 25 – Patrono: Francisco Lagreca
33-Paulo Celso Bassetti - Cadeira n° 39 - Patrono: José Luiz Guidotti
34-Raquel Delvaje - Cadeira no 40 - Patrono Barão de Rezende
35- Elisabete Jurema Bortolin - Cadeira n° 7 - Patrono: Helly de Campos Melges
36-Eliete de Fatima Guarnieri - Cadeira no 22 - Patrono Erotides de Campos
37-Valdiza Maria Capranico - Cadeira no 4 - Patrono Haldumont Nobre Ferraz
38-Vitor Pires Vencovsky - Cadeira no 30 - Patrono Jorge Anéfalos
39-Waldemar Romano - Cadeira n° 11 - Patrono: Benedito de Andrade
40-Walter Naime - Cadeira no 37 - Patrono Sebastião Ferraz