O Grupo Oficina Literária de Piracicaba (GOLP) foi criado em 1989, por sugestão do escritor Ignácio de Loyola Brandão, coordenador de duas oficinas em Piracicaba, com o objetivo de manter os então alunos em constante contato e promover o desenvolvimento do meio literário piracicabano, através de reuniões, estudos e produção de textos.
Os escritores Caio Fernando Abreu, duas vezes, e Márcia Denser também coordenaram oficinas literárias em Piracicaba, propiciando aos integrantes do Grupo a possibilidade de um aprofundamento e enriquecimento de estudos na área.
E desde então, há quase 40 anos, as oficinas literárias são realizadas pelo grupo, só interrompidas nos anos da pandemia.
E já há alguns anos que o GOLP tem o reforço da Academia Piracicabana de Letras e do Centro Literário de Piracicaba na realização das oficinas, com apoio da secretaria de Cultura e Prefeitura.
Em cada oficina um escritor fica na coordenação para estimular os presentes a escreverem. Depois todos leem os textos que escreveram, que podem ser aproveitados para publicação nos blogs literários e na página semanal Prosa e Verso, publicada semanalmente na Tribuna Piracicabana há 25 anos, sem interrupções.
Nesta primeira oficina do ano – são mensais – a escritora e contadora de histórias Carmelina de Toledo Piza estará na coordenação e o tema será “A incrível fabriqueta de palavras”
A oficina será realizada na quinta-feira, dia 5 de fevereiro, das 19h30 às 21h30
O endereço do Museu Prudente de Moraes é rua Santo Antônio, 641 - Centro












