Patrono: Luiz de Queiroz
Esta semana pensei não conseguir fazer minha crônica. Muita tristeza! Como conseguir inspiração? O mundo parecendo desmoronar no Brasil (e lá fora esses fenômenos destruidores também não andam nada fáceis, não). A chuva inclemente querendo arrasar tudo, a natureza se vingando de uma maneira cruel e devastadora, e as perguntas e explicações que não encontram respostas nem sentido se, são as desobediências dos homens perante ela, ou nas “costas viradas de Deus” parecendo estar descrente e enjoado das incoerências e agressões desses, tão desrespeitosos, desumanos e violentos... Colheita terrível de um plantio desregrado e inconseqüente. E, daí, a dor estampada em rostos e corpos mutilados em desamparo e sofrimento incalculáveis dos que perderam não somente seus bens materiais, mas, parentes, amigos e entes amados!
A estupefação toma conta de tudo, pois apenas presenciar pela tevê aquele horror, já dói demais. Apesar dos atos oferecidos de solidariedade e acolhimento comoventes, a alma da gente parece ficar pequena, não sabendo o que fazer para ajudar, a não ser orar muito elevando os olhos aos céus, insistindo e implorando Àquela misericórdia divina que não pode faltar nesses momentos principalmente, único recurso para fatos que atingem o ápice de qualquer entendimento!
Uma aberração para uma tragédia tão grande e um desafio nos sentimentos, principalmente para a “fé” tão difícil nessas horas fantasmagóricas, até!
Depois, esperar daqui a pouco, para “começar tudo de novo”! Raça, força e coragem para enxugar as lágrimas e dominar o estupor e a saudade tão dolorosos!
“Arregaçar as mangas” então, será a única maneira imprescindível, e partir para a luta, a fim de transformar os novos sonhos em novas realidades, mesmo porque a “vida caminha para frente”, sem trégua e sem parar. Muito difícil, e não são todos os que conseguem agir assim. Desistir, porém, seria alimentar o sufoco e o tamanho dessa desgraça, o que atrapalharia sobremaneira a solução para o andamento dessa situação deplorável!
Tomara haja muita cooperação e interferência urgente nos órgãos governamentais apropriados, e, que as promessas saiam dos papéis cumprindo suas obrigações para com tantos cidadãos brasileiros, tão duramente atingidos pela tragédia desses dias.
No mais é aprender e se conscientizar, que a Vida possui normas e leis a serem seguidas, cumpridas e respeitadas, pois, seu descumprimento tanto físico, como moral e espiritual demonstram ser os maiores responsáveis pelos “descontroles” que respondem dantescamente, como tem se manifestado em tantas catástrofes, e que o ser humano despreza, finge não ver, ou não quer tomar conhecimento, mas, que as conseqüências jamais deixarão de se manifestar.
Humilde e insistentemente peçamos que Deus Pai se apiede do nosso planeta tão sofrido!
(texto publicado no Jornal de Piracicaba 19/01/2011)
Um comentário:
CARA MARIA HELENA
V.C. TOCOU NUM ASSUNTO QUE DEVE TOCAR MESMO A NOSSA CONCIÊNCIA.
A LEI DA AÇÃO E REAÇÃO EXISTE E DE CAUSA E EFEITO TAMBÉM.
PORISSO SÓ TEMOS QUE ESPERAR A RESPOSTA PARA TANTOS DESATINOS.
PARABÉNS PELO SEU DINAMISMO A FRENTE DA A.P.L
ELDA NYMPHA
Postar um comentário