Elda Nympha Cobra Silveira Cadeira n° 21 - Patrono: José Ferraz de Almeida Junior |
Pais procuram encaminhar seus filhos pelos caminhos que eles conhecem e talvez até escolhidos por eles, que indubitavelmente no seu parecer seria o melhor.
Assim muitos seguem pela vida encontrando pedras para se desvencilharem, outros pensam que a vida é um mar de rosas, aqueles outros não conseguem enxergar o quanto seu caminho é asfaltado, com sinalização, arvoredos e bons ares perfumados para aspirarem e chegarem ao bom termo da vida. Mas, encontram sempre uma árvore no seu caminho para se chocarem ou se desviarem da sua rota. Isso me faz lembrar de uma história que ouvi contar pela minha mãe.
Um menino árabe passava por uma estrada e encontrou uma árvore no meio do caminho. Ele usou sua sombra para descansar e ao despertar percebeu que nela havia frutos saborosos nunca vistos por ele. Faminto, foi subindo nos galhos e apanhou muitos frutos até se saciar, guardando em um odre muitos deles para seus pais e irmãos provarem e que se conservaram naquele lugar úmido. Também guardou suas sementes pensando em plantá-las.
Ao chegar, todos da família se admiraram com aqueles frutos desconhecidos para eles e foram comendo e guardando as sementes e as plantando, conseguindo com o tempo e muita dedicação formar um pomar, com um tipo de fruto incomum naquela região.
Essa família por seus esforços se tornou próspera com técnicas de plantio, fazendo muitas plantações de damasco, e melhorando financeiramente com a venda desses frutos. Nas gerações seguintes começaram selecionando sementes, usando técnicas de apanho, estocagem, como desidratar, fazer compotas, e conseguindo comercialização dos produtos, até para o exterior, bem longe do seu país.
Sua família se uniu cada vez mais e deixou a pobreza pela visão e esforço de todos da família.
Portanto esse menino achou uma árvore no meio do seu caminho e tirou o maior proveito dela.
A vida é assim, se achar uma pedra também poderá usá-la para fazer o melhor uso dela, depende do seu interesse e otimismo. Ela poderá ser um calcário, um granito, um mármore numa pedreira ou uma pedra preciosa, depende do seu entusiasmo força de vontade e visão de futuro.
Nem sempre é um problema, mas sim uma solução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário