Rosaly Aparecida Curiacos de Almeida Leme Cadeira n° 7 - Patrono: Helly de Campos Melges |
O que você administra?
Para quem você o faz?
Em escolas públicas existe até uma exigência formal para que ocorra o envolvimento coletivo. Desde o planejamento até a avaliação com toda comunidade escolar representada está oficialmente envolvida.
Supervisão, direção, coordenação, professores, conselho de escola, com representação (de pais, funcionários, professores e alunos) Grêmio estudantil, em reuniões com horários e dias estipulados em calendário escolar elaborado por todos.
Há ainda reuniões de Conselho de Classe e Série.
Reuniões de Pais e Mestres.
Reunião de Professores e htpc.
Se tudo isto for bem feito, por certo haverá uma administração de sonhos coletivos.
Posso dizer que atualmente existem muitos bons administradores que têm sonhos e lutam para realizá-los.
Sonhos individuais próprios ou de outrem.
Sonho de progresso: econômico, social, educacional, religioso, artístico, cultural, científico, político, ecológico.
Sonhos, às vezes, lindos, altruístas, interessantes, cobertos de valores permanentes como: honestidade, caráter, respeito, amor e fidelidade. Mas, conheço poucos que são administradores de sonhos coletivos, de sonhos que muitos administram, ou pelo menos, conhecem e participam, de sonhos de comunidades pequenas, médias e grandes, sonhos onde todos planejam, todos executam, todos produzem para todos, ninguém fica alijado do processo.
O administrador de sonhos é bem diferente daquele que só trabalha os próprios sonhos ou sonhos individuais de outros.
O administrador de sonhos promove os sonhos coletivos, sabe que o processo é tão importante ou até mais importante que o produto.
Ele respeita todos os sonhadores, cuida dos sonhos, otimizando-os para todos.
Conheço pouquíssimos administradores de sonhos coletivos, eles compartilham tudo, até o poder, a vida e os próprios sonhos.
Eles são brisas suaves, constantes promotoras da vida e não vendavais devastadores.
Estes administradores envolvem toda a comunidade neste trabalho.
Ninguém recebe nada pronto todos participam direta ou indiretamente desde o planejamento, até a avaliação final e replanejamento.
Ninguém executa bem ordens de plano que desconhece, ou tarefa que nada tem a ver com ele ou com seus próprios sonhos.
Não há no mundo mais espaço para executor que sequer tenha ideia do que está produzindo.
Conheço até administradores públicos que são administradores de sonhos e por isso são muito mais amados do que temidos provocando uma profunda inveja aos que pensam administração ditatorial, sem diálogo, sem humanidade , sem vida e que jamais conhecem a vida e o sonho dos outros, nunca dialogaram, cobram de todos o que eles próprios consideram essencial, punem os que atrapalham mas nunca os convida para participar, só impõem regras.
É evidente que as funções são diferentes e que a hierarquia exista, mas isto não implica em falta de conhecimento do todo para todos.
Há necessidade de transparência, de conhecimento, de contextualização e de unidade de trabalho na diversidade de funções, harmonia nas diferenças, entusiasmo no e para o crescimento de todos, sucesso coletivo, coesão nas ações, reflexão sobre os resultados, tomadas de decisão adequadas, tudo deve fazer parte da construção de um ambiente melhor para realização dos sonhos.
Se você é um administrador de sonhos, receba meu afetuoso abraço, eu o cumprimento por esse envolvimento no maravilhoso jogo da vida e lhe peço que continue, pois só perde quem abandona, ou quem desanima.
Se você conhece alguém que realiza esta maravilhosa epopéia, incentive-o a continuar, dizendo que só: “Não vale desanimar” e desejamos que seu sonho de administrador seja, realmente, ser o administrador dos sonhos coletivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário