LETRASELVAGEM & CASA DAS ROSAS convidam para o lançamento da obra “ESCRITORES BRASILEIROS DO SÉCULO XX – Um Testamento Crítico”, de Nelly Novaes Coelho
Data: 29 de maio de 2013 (quarta-feira), às 19 horas.
Local: Casa das Rosas (Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura). Av. Paulista, 37 (Metrô Brigadeiro) - São Paulo/SP - Brasil. Entrada franca.
Local: Casa das Rosas (Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura). Av. Paulista, 37 (Metrô Brigadeiro) - São Paulo/SP - Brasil. Entrada franca.
HOMENAGEM:
Na ocasião, IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO e CYRO DE MATTOS (representando os escritores brasileiros) e FÁBIO LUCAS e BENJAMIN ABDALA JR (pelo setor acadêmico) proferirão homenagem à professora NELLY NOVAES COELHO, pela passagem de seus 91 anos de idade e 50 de docência universitária e exercício da crítica literária. (V. Convite anexo)
O LIVRO
Escritores brasileiros do século XX, de Nelly
Novaes Coelho (Professora Titular da USP – Universidade de São Paulo), é a suma
de 50 anos de pesquisas, leituras e releituras de obras apresentadas em cursos
universitários, no Brasil, Portugal e Estados Unidos da América.
Segundo
a Autora, foi a “Sorte ou o Acaso” que puseram em seu caminho os 81 escritores
reunidos e analisados neste livro. Ao lado dos mais conhecidos (Amado,
Graciliano, Rosa, Mário, Oswald, Veríssimo, Ubaldo, Loyola...) aparecem nomes
que a insensibilidade crítica e o desinteresse do “mercado” colocaram numa
espécie de “limbo” (Cornélio Pena, Adonias Filho, Deonísio da Silva, Murilo
Rubião, Victor Giudice, Campos de Carvalho, Gustavo Corção, Alcides Pinto...) e
outros que o desinformado (ou defraudado?) “público” precisa conhecer (Vicente
Cecim, Olavo Pereira, Agrippino de Paula, Fausto Antonio, Guilherme
Dicke, Mora Fuentes, Samuel Rawet, Augusto Ferraz, Rui Mourão, Nicodemos
Sena, Cyro de Mattos, Alaor Barbosa...).
No
testemunho desses escritores manifesta-se a crise de paradigmas que afeta uma
sociedade cansada de si, de Deus, das ideologias... e de todas as velhas e
arraigadas crenças – mas que, entretanto, não parece ter ficado mais livre e
feliz no caos liberticida e materialista em que o “mundo novo” (moderno ou
“pós-moderno”) a engolfou.
Escritores
brasileiros do século XX é, como diz o subtítulo, o Testamento
Crítico de uma intelectual que sempre pugnou em defesa da língua e da
literatura brasílicas, e por meio do qual a autora entrega um legado de
conhecimento e sensibilidade crítica à atual e às novas gerações de leitores
deste nosso imenso – mas ainda inculto – país.
TATIANA BELINK: “Livro
fascinante, fruto de amplas e profundas pesquisas, estudos, leituras e, claro,
ideias, conclusões, hipóteses e mesmo perguntas da sua ilustre autora – esta
incrível Nelly Novaes Coelho. Ela, a querida e sempre admirada mestra Nelly,
com as suas posturas ético-filosóficas, ‘antigas’, contemporâneas, modernas e
até ‘pós-modernas’, bem fundamentadas e eruditas, sem deixarem de ser otimistas”
A AUTORA
Nelly
Novaes Coelho nasceu na capital de São Paulo, em 17 de maio de 1922, pouco
depois da Semana de Arte Moderna. Pertence ao tronco dos Novaes, um dos mais
antigos do Vale do Paraíba. Paixões desde a infância: música e literatura. Faz
os primeiros estudos no Externato São José e estudos de piano com professor
particular. Adolescente, completa o curso de pianista no Conservatório
Dramático e Musical de São Paulo, onde foi aluna de Mário de Andrade, em
História da Música, pouco antes de ele se desligar do cargo de Professor
Catedrático. Dedica-se intensamente aos estudos de piano; vence o Concurso
“Maestro Cantú” (para aperfeiçoamento pianístico na Itália), mas a sonhada
carreira de pianista frustrou-se, por circunstâncias adversas (o início da II
Guerra Mundial/1939 impede os fundamentais estágios de estudo na Europa e,
terminada a guerra, em 1945, os caminhos já eram outros).
“Nel
mezzo del camin”, já casada e mãe, outro projeto surge: o de tornar-se
Professora. Volta aos estudos: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências
Humanas (Rua Maria Antônia/SP), área de Letras Neo-Latinas (Licenciatura,
1959). Concluído seus estudos, colaborou com o Prof. Luiz Amador Sanchez,
titular do Deptº de Literatura Espanhola e Hispano-Americana.
Em
1960, inicia a carreira de docente universitária, como professora-assistente do
Prof. Antônio Soares Amora, área de Literatura Portuguesa.
Em
1961, acumula esse cargo com o de professora titular de Teoria da Literatura,
na Faculdade de Letras de Marília (onde lecionava nos fi ns de semana). Segue a
carreira universitária: doutora em Letras (USP, 1967), livre docência (USP,
1977). Professora-adjunta (USP, 1981) e professora titular de Literatura
Portuguesa (USP, 1985).
Nesse
período, inicia-se como crítica e ensaísta literária, colaborando no Suplemento
Literário de “O Estado de São Paulo”. Especializa-se em Literatura
Contemporânea (portuguesa e brasileira). No decorrer da carreira acadêmica,
entrega-se à docência e à crítica, publicando em jornais e revistas do Brasil e
do exterior.
Como
intelectual atuante, desde 1961 participa de congressos e seminários nacionais
e internacionais, apresentando comunicações, posteriormente publicadas nos
Anais. Em decorrência dessa atividade, torna-se membro de várias instituições
culturais: APCA-Associação Paulista de Críticos de Arte (presidente em 1990);
UBE-União Brasileira de Escritores de São Paulo; IHGSP-Instituto Histórico e
Geográfico de São Paulo; Instituto Internacional de Literatura Ibero-Americano
(Pennsylvania/USA); APC-Association pour La Pensée Complexe (convidada por
Edgar Morin); Fulbright Alumini Association (Washington-USA); AEILIJ-Associação
de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil e
membro-correspondente de várias Academias de Letras nacionais.
Em
1964, como bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian/Lisboa, faz seu primeiro
estágio de estudos em Portugal, em pesquisas para embasamento de sua futura
tese de doutorado sobre Aquilino Ribeiro.
Em
1966, inicia a carreira de escritora, com a publicação de O ensino da
literatura, obra destinada à formação de professores, na área da
Literatura, e que propunha princípios teóricos e respectivas práticas
analíticas, visando a introdução dos estudos literários, desde as primeiras
séries escolares, conforme exigência da nova Lei de Diretrizes e Bases nº
4.024/1961.
A
esse livro de estreia seguem-se novos títulos, conforme foram sendo exigidos
pelo desdobrar da carreira universitária e intensa participação em congressos,
colóquios e estágios de estudos ou docência, realizados no Brasil e no exterior.
Como
docente e pesquisadora, em 1970 ministrou curso de Cultura e Literatura
Brasileira, na Faculdade de Letras/Lisboa e, em 1979, na UCLA-California
University/Los Angeles (bolsista da Fulbright Foundantion/USA). Em 1980, em
face do novo boom de
Literatura Infantil em expansão, criou na USP-Universidade de São Paulo/Área de
Letras o curso Estudos Comparados de Literatura Infantil/Juvenil
(diurno/noturno, graduação/pós-graduação). Foi uma das pioneiras como docente a
trabalhar com a interdisciplinaridade. Ministrou vários cursos de
especialização na USP a professores de Ensino Médio a partir da literatura.
Ao
longo da carreira, exerceu vários cargos administrativos ou acadêmicos: chefe-suplente
do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH/USP; vice-diretora do
CEP-Centro de Estudos Portugueses/USP; membro fundador e presidente do
CELIJU-Centro de Estudos de Literatura Infantil e Juvenil; diretora do
CELAB-Centro de Estudos Luso-Afro-Brasileiros de LIJ; diretora da
APCA-Associação Paulista de Críticos de Arte (setor Literatura) e outros. Sua
obra publicada abrange dezenas de livros sobre Literatura Contemporânea, Teoria
Literária, Estratégias de Ensino e Educação. Destacam-se O ensino da
literatura, 1966; Mário de Andrade para a nova geração, 1970; Escritores
portugueses, 1973; Escritores portugueses do século XX/Lisboa, 2007; Literatura e
linguagem, 1974; Guimarães Rosa, 1975; Literatura:
arte, conhecimento e vida, 2000; A literatura infantil, 1980; Panorama
histórico da literatura infantil/juvenil brasileira, 1982 e 2006; Dicionário
crítico de escritoras brasileiras, 2002; O conto de fadas (Símbolos/Mitos/Arquétipos),
2003;Primeiro dicionário escolar, 2005, e
outros. Dentre as antologias: Ética, solidariedade e complexidade (Edgar de Assis Carvalho, Maria
da Conceição de Almeida, Nelly Novaes Coelho, Nelson Fiedler Ferrara, Edgar
Morin. 1998); Edgar Morin religando fronteiras (Edgar Morin, André Baggio,
Nelly Novaes Coelho, Humberto Mariotti, Mauro Maldonato. Org: Tania M. K Rosing
e Nurimar Maria Falci. 2004). Sua produção abrange ainda várias centenas de
artigos e ensaios sobre literatura contemporânea do Brasil e Portugal,
publicados em jornais e revistas nacionais e do exterior.
Entre
os prêmios e distinções recebidos, destacam-se: Prêmio Internacional
Bocage
(Ministério da Educação e Cultura de Lisboa/1966); Prêmio Especial/Ensaio-APCA,
1983; Prêmio Jabuti-Ensaio/Câmara Brasileira do Livro, 1975; Medalha Clara
Ramos/UBE-RJ, 1993; Troféu Jaburú-Personalidade do Ano 1998/Conselho Estadual
de Cultura, Goiânia; Título de Comendadora/UMATI-Universidade do
Minho/Portugal, 1997; Troféu Vasco Prado/10ª Jornada Nacional de Literatura.
Passo Fundo/RS, 2003; Medalha Imperatriz Leopoldina/HIGSP, março de 2001, e
Comenda D. Pedro I/HIGSP, setembro de 2011.
Aposentada
pela USP, em 1992, prossegue em atividade, dedicada à pesquisa e análise da
Literatura Contemporânea Brasileira e Portuguesa em produção.
Algumas opiniões sobre a obra e a personalidade da Profª Nelly
Novaes Coelho:
“Dedicada à pesquisa e aos estudos literários, Nelly Novaes Coelho transforma a palavra literária em caminhos de orientação para o encontro eu-outro e a compreensão do ser humano. Do universo poético e ficcional em que atua com uma profícua análise literária, ingressa no plano da formação de alunos, pesquisadores e educadores de todos os níveis. Efetivamente, coloca em prática a sua convicção de que a literatura é instrumento de conhecimento do mundo, do eu e do outro”. (Cleide da Costa e Silva Papes, doutora em Letras pela USP-Universidade de São Paulo)
“Publicada em 1966, O ensino da literatura: sugestões metodológicas para o ensino secundário e normal, de Nelly Novaes Coelho, é obra integrada a um conjunto referencial obrigatório para qualquer estudioso da área de Literatura Infantil e Juvenil Brasileira, bem como para aqueles que se dedicam a questões metodológicas sobre o ensino da Literatura”. (Thiago Alves Valente, doutor em Literatura e Vida Social pela UNESP-Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)
“Nelly Novaes Coelho tem sido ainda a persistente pesquisadora, sempre atenta aos problemas da educação. Seguindo as trilhas do pensador francês Edgar Morim, ela tem consciência da necessidade de uma reforma do pensamento através da educação para responder às questões complexas do mundo contemporâneo”. (Nurimar Maria Falci, mestra em Literatura Portuguesa pela USP)
“Dedicada à pesquisa e aos estudos literários, Nelly Novaes Coelho transforma a palavra literária em caminhos de orientação para o encontro eu-outro e a compreensão do ser humano. Do universo poético e ficcional em que atua com uma profícua análise literária, ingressa no plano da formação de alunos, pesquisadores e educadores de todos os níveis. Efetivamente, coloca em prática a sua convicção de que a literatura é instrumento de conhecimento do mundo, do eu e do outro”. (Cleide da Costa e Silva Papes, doutora em Letras pela USP-Universidade de São Paulo)
“Publicada em 1966, O ensino da literatura: sugestões metodológicas para o ensino secundário e normal, de Nelly Novaes Coelho, é obra integrada a um conjunto referencial obrigatório para qualquer estudioso da área de Literatura Infantil e Juvenil Brasileira, bem como para aqueles que se dedicam a questões metodológicas sobre o ensino da Literatura”. (Thiago Alves Valente, doutor em Literatura e Vida Social pela UNESP-Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)
“Nelly Novaes Coelho tem sido ainda a persistente pesquisadora, sempre atenta aos problemas da educação. Seguindo as trilhas do pensador francês Edgar Morim, ela tem consciência da necessidade de uma reforma do pensamento através da educação para responder às questões complexas do mundo contemporâneo”. (Nurimar Maria Falci, mestra em Literatura Portuguesa pela USP)
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