Cadeira n° 8 - Patrono: Fortunato Losso Neto
Fortunato Losso Neto
Piracicabano, nasceu em 18/8/1910 e faleceu no dia 3/1/1985, com 74 anos de idade.
Médico, escritor, artista plástico, um dos criadores do Salão de Belas Artes de Piracicaba e jornalista.
Acadêmico da Academia Piracicabana de Letras.
Seu jornal que hoje completa 110 anos fala-nos de tudo que ele fez.
Para uma empresa chegar aos 110 anos, precisa ter credibilidade, independência e vontade de vencer. Em se tratando de Jornal, junte-se, ainda, a liberdade, o compromisso com a verdade e com a justiça, o respeito ao leitor, o talento do formador de opinião, a eficiência e correção, leitura bela ou impactante, porém sempre agradável.
Comemoramos os 100 anos do nascimento de Dr. Fortunato Losso Netto, homem de grande cultura e, como os verdadeiros intelectuais, simples, humilde e generoso, ótimo médico e jornalista por excelência, amante e promotor da cultura, das artes piracicabanas, por quem tenho enorme admiração, foi meu paraninfo de formatura na Faculdade de Serviço Social e é meu patrono na Academia Piracicabana de Letras.
Recebeu e continua recebendo homenagens merecidas, principalmente a denominação do Teatro Municipal Dr. Losso Netto.
No seu sepultamento comoventes as últimas homenagens que lhe foram prestadas, não só por parentes e amigos, como por pessoas e cidadãos modestos que o respeitavam e o estimavam.
A minha homenagem póstuma ficou gravada na crônica que escrevi logo após sua morte: Dr. Losso Netto, um corpo que desce à terra e uma alma que sobe ao céu.
Tudo me leva ao túnel do tempo e me traz como brisa suave a frase: “Recordar é viver e viver é recordar.”
110...100...40 anos: Marco de Glória
2010 é um ano abençoado.
Um ano totalmente ligado à parceria, isto porque 2010 é ano par e se colocarmos mais cinco letras (CERIA) formaremos a suave palavra mágica “parceria”, e, assim pensando, congratulo-me com três números pares que representam a magia da vida cotidiana de Piracicaba:
110 anos do maior, mais completo, tradicional jornal do interior paulista, que é nosso, somente nosso “Jornal de Piracicaba”;
100 anos do nascimento de Dr. Fortunato Losso Netto;
40 anos de colaboração é o que com alegria e modéstia comemoro por fazer parte do Jornal de Piracicaba, escrevendo crônicas, contos e poemas.
Quantas emoções sinto neste agradável momento, quanta saudade dos velhos tempos!
Cão abandonado
Deixado na rua,
Já não é mais forte.
Dura a vida sua,
Quase o leva à morte.
Mão abençoada,
Sua vida salva.
Gente iluminada,
Como estrela d’alva.
Longe de perigos,
Hoje muito amado.
Encontrou amigos,
Cão abandonado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário