Maria Helena Aguiar Corazza - Cadeira no 3 |
Por essas e por tantas outras questões amo Luiz de Queirós! Pela sua genialidade e sagacidade, pulso firme e forte, que nada o fazia desanimar ou desistir de seus sonhos. Amo este tipo de gente! Amo a derrubada de barreiras e o desafio que parece sempre querer destruir tudo o que necessita de dedicação, carinho e afinco para se chegar lá. Por isso fiz de Luiz de Queirós meu patrono na Academia Piracicabana de Letras, da qual hoje exerço o cargo de presidente, com muito orgulho, principalmente por levar adiante o nome e o prestígio desta figura exuberante e bem resolvida desde tempos passados, quando os tabus eram mais ferrenhos ainda, os preconceitos e as dificuldades, grilhões a pretender derrubar ou não deixar florescer ideais, pelo simples fato da acomodação, da inércia, inanição ou indiferença (porque não dizer, por falta de imaginação, capacidade ou competência?). Vaidades que perderam seu lugar, em confronto com o dinamismo e perseverança de Luiz de Queirós que foi o grande vencedor.
Luiz de Queirós não conseguiria jamais ter um monumento à sua altura! Não foi possível! Ele foi grande, acima das expectativas! Como diz a placa em frente ao prédio principal da Esalq: “À Luiz Vicente de Souza Queirós, o teu Monumento é a tua Escola”. Magnífica e eficiente homenagem àquele que levantando sua bandeira de fé em realizar um ensino maior para grandes conquistas nacionais e internacionais traz com ele até os dias de hoje, a glória de seu desejo concretizado no seu magnífico projeto de cultura, eficiência e amor para um mundo melhor.
Só nos resta agradecer pela eficiência e afinco de diretores, professores, alunos e funcionários de tantas áreas que, com tanta seriedade e orgulho desempenham seus papéis com tamanha dedicação e respeito, para que a nossa tão querida Escola Superior de Agricultura Luiz de Queirós se enquadre nas fileiras das maiores instituições educacionais do mundo.
Parabéns à ESALQ pelos seus profícuos 110 anos, a nós pelo orgulho de a termos em Piracicaba, nossa terra, e ao Brasil pela felicidade de ter tido como filho, um homem da força e raça de um Luiz de Queirós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário