Rio Piracicaba

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terça-feira, 15 de outubro de 2013

Comentando um soneto de Florbela

Armando Alexandre dos Santos
Cadeira n° 10 - Patrono: Brasílio Machado


“Gosto de ti apaixonadamente, / De ti, que és a vitória, a salvação, / De ti, que me trouxeste pela mão / Até ao brilho desta chama quente.
“A tua linda voz de água corrente / Ensinou-me a cantar... e essa canção / Foi ritmo nos meus versos de paixão, / Foi graça no meu peito de descrente.
“Bordão a amparar minha cegueira, / Da noite negra o mágico farol, / Cravos rubros a arder numa fogueira!
“E eu, que era neste mundo uma vencida, / Ergo a cabeça ao alto, encaro o sol! / - Águia real, apontas-me a subida!”

Esse é um bem conhecido soneto de Florbela Espanca, tragicamente falecida em Portugal, em 1930. Os Espanca são uma antiga família do Alentejo português. Quase contemporâneo de Florbela foi seu tio, Padre Joaquim José da Rocha Espanca, um dos homens mais cultos de Portugal no século XIX, historiador, arqueólogo, músico e tipógrafo, além de sacerdote e autor de uma monumental “História de Vila Viçosa”... em 36 volumes! Tive que ler e “fichar” inteirinhos os 36 volumes, para um livro que publiquei em 1996.
Enquanto efetuava pesquisas em Vila Viçosa, passei numerosas vezes diante do túmulo da poetisa. Eu costumava passear pelo cemitério, anexo ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, Padroeira de Portugal, situado dentro das muralhas medievais da vila e cercado de casas antiquíssimas. Ali, num cemitério religioso, mesmo tendo sido Florbela suicida, foi ela sepultada.
O soneto apresenta elementos coesivos muito claros e bem articulados. Sua correção gramatical é perfeita.
Não fica, entretanto, claro quem é o personagem, ou entidade, a quem a poetisa se dirige. Como simbolista que era, Florbela compõe seus versos de modo um tanto obscuro e indefinido. Deixa meio nebulosa a destinação do soneto.
Pode ser dirigido a algum homem em especial - talvez um dos numerosos e passageiros amores que teve em sua curta e atribulada vida - que a ergueu um pouco da depressão e do desespero em que vivia mergulhada, dando-lhe alguma esperança no futuro. Pode, também, ser dirigido a algum homem ou amor ideal, platônico, idealizado. Pode, em rigor, dirigir-se também a algo que não seria um homem, mas um fato, uma ideia, um projeto, um vago anseio, ou, talvez, ao Amor, entendido metafisicamente, como valor absoluto e quase identificado com uma vaga divindade panteísta, muito ao gosto da infeliz Florbela.
Tudo é nebuloso, nesse poema. Se devidamente situado no tempo e contextualizado, talvez pudesse ser mais claramente interpretado. Mas, o que realça do conjunto, no meu modo de entender, é a figura da poetisa, amargurada, desesperada, sem rumo e sem esperança na vida, que de repente toma contato com alguém, ou com alguma coisa, que lhe desperta o amortecido sentimento de esperança, de desejo de superação, de ascensão.
As metáforas que se sucedem realçam essa ideia: essa pessoa ou coisa é como a graça para um peito descrente, como um bordão que ampara um cego, como um farol que orienta em meio à escuridão da noite, como uma água real que fita de frente o sol e voa pelas alturas em direção a ele.

Nota-se a referência à “linda voz de água corrente” que ensinou a poetisa a cantar. De quem seria essa voz? Seria a de um cantor, talvez um fadista, o seu amor de ocasião? Seria a de uma criança, com voz cristalina, que despertou na mente perturbada da poetisa sentimentos de saudades de uma inocência perdida muito tempo atrás?

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