Rio Piracicaba

Rio Piracicaba
Rio Piracicaba cheio (foto Ivana Negri)

Patrimônio da cidade, a Sapucaia florida (foto Ivana Negri)

Balão atravessando a ponte estaiada (foto Ivana Negri)

Diretoria 2022/2025

Presidente: Vitor Pires Vencovsky Vice-presidente: Carmen Maria da Silva Fernandes Pilotto Diretora de Acervo: Raquel Delvaje 1a secretária: Ivana Maria França de Negri 2a secretária: Valdiza Maria Capranico 1o tesoureiro: Edson Rontani Júnior 2o tesoureiro: Alexandre Sarkis Neder Conselho fiscal: Waldemar Romano Cássio Camilo Almeida de Negri Aracy Duarte Ferrari Responsável pela edição da Revista:Ivana Maria França de Negri

Seguidores

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Jorge Anefalos

Colaboração do Acadêmico Homero Anefalos
Cadeira n° 30 - Patrono: Jorge Anefalos

O perfil de Jorge Anefalos – Imortal

O nome de Jorge Anefalos, pela Lei Municipal n. 3.022, de 5 de maio de 1989, figura em rua desta cidade de Piracicaba, exatamente à rua 2, do Parque Orlanda I, e rua 4, do Parque Orlanda II – Rua Jorge Anefalos (cidadão prestante).
Jorge Anefalos, viúvo de Anna Anefalos, nasceu em 6 de janeiro de 1905, na Ilha de Kalinos, Grécia, filho de João Anefalos e Eufêmia Anefalos.
Faleceu em São Paulo, Capital, em 23 de julho de 1987, às 22:30hs, mas residia há alguns anos sozinho com o seu filho Dr. Homero Anefalos e família, nesta cidade, à Rua Coronel Barbosa, n. 150, bairro dos Alemães.
Desde 1961 frequentava assiduamente a cidade deste seu filho, Piracicaba, participando dos problemas da cidade, e sempre procurou ajudar as pessoas necessitadas e carentes que o procurassem, mesmo em prejuízo dos seus interesses. Era benemérito. Muitos dos trabalhos de benemerência eram realizados anonimamente.
Na colônia grega, sempre participou da integração dos recém-chegados patrícios a este país, colocando como país de seu coração o Brasil, onde viveu mais de 60 anos.
Veio ao Brasil muito jovem e casou-se aqui mesmo com Anna Sertek, em 7 de fevereiro de 1935, em São Paulo, capital, registro civil, Primeiro Subdistrito da Sé.
Desta união, nasceram dois filhos, ainda vivos:
Dr. Homero Anefalos, casado com Laila Nahas Anefalos, tem três filhos (Homero Anefalos Júnior, Lílian Cristina Anefalos e Alexandre Anefalos). Advogado militante, perito criminal e cível, jornalista e radialista profissional, membro efetivo e fundador da Academia Piracicabana de Letras, tem ainda outras atividades e reside em Piracicaba há mais de 25 anos.
Dra. Arthemis Anefalos Pereira, casada com Sérgio Viniegra Pereira, residente e domiciliada em São Paulo, Capital, tem dois filhos (Sérgio Anefalos Pereira e Rogério Anefalos Pereira).
Jorge Anefalos veio para o Brasil jovem com 18 anos, casando-se aqui no Brasil, com 28 anos.
Percorreu vários estados brasileiros, tais como Mato Grosso, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Paraná e outros mais, sempre elogiando essa grande nação.
É interessante notar, como curiosidade, que Jorge Anefalos era excelente atleta, nadador, chegando já na sua infância, desde os 10 anos de idade e adolescência, a trabalhar nos serviços submarinos, inclusive extração de esponjas do mar, permanecendo mais de 6 minutos submerso, evoluindo para escafandro, que era alimentado com ar bombeado, manualmente, por companheiros no barco, através de tubo até o capacete do mergulhador. Não havia tubos de oxigênio naquela ocasião. Caso o ar bombeado não chegasse ao mergulhador, isto poderia afetar o seu cérebro, deixando-o inválido. Felizmente, isso não lhe ocorreu. Porém, diversos companheiros seus perderam a vida e outros ficaram inválidos, com perda dos movimentos dos membros inferiores. Isso se deu em virtude de falha humana, no bombeamento do ar, provocando lesões cerebrais, daí a invalidez.
Na sociedade Jorge Anefalos era elemento muito ativo na solução de pro¬blemas de sua comunidade, onde quer que se radicasse, sempre visando melhorias. Procurava enfrentar e ajudar para que as autoridades competentes procedessem a melhorias, como pavimentação de vias públicas, de fazer chegar energia nos bairros, problemas sociais, familiares, enfim, era sempre solicitado para opinar e ajudar, em face de sua longa experiência; ajudava a todos, sem distinção de raça, sexo ou cor, mesmo em prejuízo dos seus interesses pessoais e econômicos. Era benemérito.
Na colônia grega, sempre participou da integração dos recém-chegados ao novo país.
Trabalhava, antes de se aposentar, na confecção de roupas masculinas e se dedicava às letras, com artigos publicados na imprensa de São Paulo, Capital, abordando assuntos diversos. Após a sua aposentadoria, dedicou-se integralmente aos trabalhos de benemerência.
Pertenceu à Academia Piracicabana de Letras, considerada de utilidade pública por leis federal, estadual e municipal, sendo membro efetivo e patrono do seu filho, Dr. Homero Anefalos, que é membro efetivo e fundador, ocupando a cadeira 29 na sua primeira fase de existência, e a cadeira 30 na atual fase.
Jorge Anefalos também pertenceu ao Clube dos Escritores de Piracicaba, sendo igualmente nessa entidade patrono de seu filho Dr. Homero Anefalos.
Pertenceu também à Academia Paulista de História e à Ordem Nacional dos Bandeirantes-MATER, entidade prestigiosa, que mantém estreitos laços com os escritores de Piracicaba e com os piracicabanos, através da Academia Piracicabana de Letras, cujo presidente era o saudoso Dr. João Chiarini, e que lhes prestaram sinceras homenagens, inclusive post-mortem.
Jorge Anefalos tinha tendência socialista e não militava em nenhum partido político. A Associação dos Advogados de Piracicaba homenageou-o através de sua diretoria, na Assembleia Geral Ordinária de 18 de agosto de 1989:
“…o senhor presidente tomou da palavra tecendo considerações de louvor e de pesar pelo passamento do ilustre cidadão, Sr. Jorge Anefalos, estendendo-se longamente na análise de suas qualidades pessoais, destacando tratar-se de cidadão benemérito, pública e notoriamente conhecido, defensor das causas de interesse público, sempre em prol do direito e da Justiça, num verdadeiro espírito de brasilidade. Ressaltou, ainda mais, que Jorge Anefalos estava vinculado a Piracicaba, nossa cidade, por in-ensos laços de amizade e de coração, redicando-se nela nestes últimos anos. Esclareceu, ainda mais, que Jorge Anefalos faleceu aos 82 anos, em 23/7/1987, e propôs que se tornasse pública a deferência acima, para que ficasse perpetuada nos Anais da História da associação, fazendo-se, inclusive, Edital a respeito”.
Jorge Anefalos também recebeu homenagens sinceras em prestigiosos matutinos piracicabanos, o Jornal de Piracicaba, O Diário e A Tribuna Piracicabana.
Jorge Anefalos também foi homenageado por representar, nesta cidade, a colônia grega, cultivando a sabedoria milenar dos antepassados gregos, reconhecidos por toda a humanidade.

A eterna homenagem ao patrono Jorge Anefalos
A Academia Piracicabana de Letras, em sessão magna, concedeu o diploma “Fortunato Losso Neto” ao Sr. Jorge Anefalos, devidamente registrado, no livro competente, em 18 de outubro de 1896, pelo presidente Dr. João Chiarini.
Atualmente, face à nova lei prevista no Código Civil Brasileiro, o Sr. Jorge Anéfalos é patrono da nova cadeira número 30, ocupada pelo seu filho, Dr. Homero Anefalos, instituído nessa ca¬deira em sessão magna, realizada em 2009, na sede central do Clube Cristóvão Colombo, em Piracicaba. Atualmente é presidente da Academia Piracicabana de Letras a Sra. Maria Helena Vieira Aguiar Corazza.
O Clube dos Escritores de Piracicaba conferiu diploma e láurea a Jorge Anefalos, como escritor e patrono do Dr. Homero Anefalos:
“De acordo com a Lei número 4.426/98, que instituiu no Município os seus diplomas e láureas, o Clube dos Escritores de Piracicaba lavra, de forma vitalícia, no diploma da Galeria de Honra, tornando-se dessa forma imortal, com dignidade e orgulho, como alguém que muito fez pela comunidade, pela Literatura e pela Cultura, o nome de Jorge Anefalos, como Patrono da cadeira número 34, da Área de Ciências, do Conselho Acadêmico do Clube dos Escritores de Piracicaba. Datado em Piracicaba, 20 de julho de 2001”.
A Lei número 3022, de 5 de maio de 1989, aprovada pela Câmara Municipal de Piracicaba e sancionada e promulgada pelo sr. Prefeito Municipal, Sr. José Machado, deu nome de via pública, Rua Jorge Anefalos (Cidadão Prestante), no Parque Orlanda II, bairro de Santa Teresinha.
A Família do Imortal Jorge Anefalos
Jorge Anefalos foi casado com Anna Anefalos, ambos falecidos.
Jorge Anefalos tem dois filhos, com nomes gregos (Grécia: berço da civilização. Hipócrates, o Pai da Medicina, ensinava: “Faz do teu alimento o teu medicamento”): Homero Anefalos e Arthemis Anefalos Pereira.

Pela Mitologia Grega, Homero foi o autor dos famosos livros A Ilíada e A Odisseia, e Arthemis foi a deusa da Lua e da caça.
Arthemis Anefalos Pereira, casada com Sérgio V. Pereira, tem dois filhos: Sérgio (cientista) e Rogério (advogado).
Homero Anefalos tem três filhos:
1) Dr. Homero Anefalos Júnior (Engenheiro, área Elétrica), casado com Romilda Martins Anefalos, com uma filha menor, So¬phia.
2) Dra. Lilian Cristina Anefalos (Pesquisadora científica, com mestrado e doutorado na ESALQ), casada com Ari Fortes, com duas filhas, Yasmin e Júlia, menores.
3) Dr. Alexandre Anefalos (médico especialista e escritor, membro da Academia Piracicabana de Letras na fase do Dr. João Chiarini, membro emérito na atual fase, e membro do Clube dos Escritores de Piracicaba, onde tem recebido homenagens pelos trabalhos realizados, inclusive na área da Medicina. É casado com a Dra. Miriam Ferreira de Paula Anefalos (médica especialista), tendo dois filhos gêmeos, Amanda e Rafael, de 6 anos.
Anna Anefalos é patronesse da bisneta Yasmin Anefalos (filha da Dra. Lilian Cristina Anefalos), e ocupa a cadeira n. 59, área de Letras, do Clube dos Escritores de Piracicaba, a qual será homenageada, em 26 de novembro deste ano, na Câmara Municipal de Piracicaba, recebendo o Colar Literário, pelos seus ótimos trabalhos publicados na Revista do Clube dos Escritores de Piracicaba e no jornal A Tribuna Piracicabana. Homero Anefalos também estará sendo homenageado nesse mesmo local e data, recebendo o Colar da Ciência.

Nenhum comentário:

Galeria Acadêmica

1-Alexandre Sarkis Neder - Cadeira n° 13 - Patrono: Dario Brasil
2- Maria Madalena t Tricanico de Carvalho Silveira- Cadeira n° 14 - Patrono: Branca Motta de Toledo Sachs
3-Antonio Carlos Fusatto - Cadeira n° 6 - Patrono: Nélio Ferraz de Arruda
4-Marcelo Batuíra da Cunha Losso Pedroso - Cadeira n° 15 - Patrono: Archimedes Dutra
5-Aracy Duarte Ferrari - Cadeira n° 16 - Patrono: José Mathias Bragion
6-Armando Alexandre dos Santos- Cadeira n° 10 - Patrono: Brasílio Machado
7-Barjas Negri - Cadeira no 5 - Patrono: Leandro Guerrini
8-Christina Aparecida Negro Silva - Cadeira n° 17 - Patrono: Virgínia Prata Gregolin
9-Carmen Maria da Silva Fernandez Pilotto - Cadeira n° 19 - Patrono: Ubirajara Malagueta Lara
10-Cássio Camilo Almeida de Negri - Cadeira n° 20 - Patrono: Benedito Evangelista da Costa
11- Antonio Filogênio de Paula Junior-Cadeira n° 12 - Patrono: Ricardo Ferraz de Arruda Pinto
12-Edson Rontani Júnior - Cadeira n° 18 - Patrono: Madalena Salatti de Almeida
13-Elda Nympha Cobra Silveira - Cadeira n° 21 - Patrono: José Ferraz de Almeida Junior
14-Bianca Teresa de Oliveira Rosenthal - cadeira no 31 - Patrono Victorio Angelo Cobra
15-Evaldo Vicente - Cadeira n° 23 - Patrono: Leo Vaz
16-Lídia Varela Sendin - Cadeira n° 8 - Patrono: Fortunato Losso Netto
17-Shirley Brunelli Crestana- Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior
18-Gregorio Marchiori Netto - Cadeira n° 28 - Patrono: Delfim Ferreira da Rocha Neto
19-Carmelina de Toledo Piza - Cadeira n° 29 - Patrono: Laudelina Cotrim de Castro
20-Ivana Maria França de Negri - Cadeira n° 33 - Patrono: Fernando Ferraz de Arruda
21-Jamil Nassif Abib (Mons.) - Cadeira n° 1 - Patrono: João Chiarini
22-João Baptista de Souza Negreiros Athayde - Cadeira n° 34 - Patrono: Adriano Nogueira
23-João Umberto Nassif - Cadeira n° 35 - Patrono: Prudente José de Moraes Barros
24-Leda Coletti - Cadeira n° 36 - Patrono: Olívia Bianco
25-Maria de Lourdes Piedade Sodero Martins - cadeira no 26 Patrono Nelson Camponês do Brasil
26-Maria Helena Vieira Aguiar Corazza - Cadeira n° 3 - Patrono: Luiz de Queiroz
27-Marisa Amábile Fillet Bueloni - cadeira no32 - Patrono Thales castanho de Andrade
28-Marly Therezinha Germano Perecin - Cadeira n° 2 - Patrona: Jaçanã Althair Pereira Guerrini
29-Mônica Aguiar Corazza Stefani - Cadeira n° 9 - Patrono: José Maria de Carvalho Ferreira
30-Myria Machado Botelho - Cadeira n° 24 - Patrono: Maria Cecília Machado Bonachela
31-Newman Ribeiro Simões - cadeira no 38 - Patrono Elias de Mello Ayres
32-Angela Maria Furlan – Cadeira n° 25 – Patrono: Francisco Lagreca
33-Paulo Celso Bassetti - Cadeira n° 39 - Patrono: José Luiz Guidotti
34-Raquel Delvaje - Cadeira no 40 - Patrono Barão de Rezende
35- Elisabete Jurema Bortolin - Cadeira n° 7 - Patrono: Helly de Campos Melges
36-Sílvia Regina de OLiveira - Cadeira no 22 - Patrono Erotides de Campos
37-Valdiza Maria Capranico - Cadeira no 4 - Patrono Haldumont Nobre Ferraz
38-Vitor Pires Vencovsky - Cadeira no 30 - Patrono Jorge Anéfalos
39-Waldemar Romano - Cadeira n° 11 - Patrono: Benedito de Andrade
40-Walter Naime - Cadeira no 37 - Patrono Sebastião Ferraz